titulo.png

Programa Educativo Van Gogh e seus contemporâneos

O Programa Educativo Van Gogh e seus contemporâneos - exposição imersiva desenvolve um conjunto de ações pedagógicas e vivências com a arte que pretendem ampliar a experiência multimídia proposta pela mostra, promovendo o acesso e a participação através da investigação, da criação e da troca. Tem como valor a interdisciplinaridade e o pensamento complexo, que consideram a diversidade dos saberes e a vida cotidiana como ponto de partida para os diálogos. 

 

O programa realiza Encontros com Professores, Visitas Mediadas para grupos e Vivências no Espaço Educativo, destinadas a todos os públicos e com ações gratuitas e afirmativas.

Programa de Acesso e Participação

 

O programa se dedica a realizar ações que promovam o acesso e a participação, de modo a acolher todas as pessoas, com diferentes condições e faixas etárias de modo afirmativo, acolhendo as diferenças e equiparando oportunidades. 

 

A mostra possui acessibilidade arquitetônica e comunicacional, com oferta de audioguias e visitas na Língua Brasileira de Sinais. 

Encontros com Professores

Os encontros com professores são oportunidades de formação em arte e educação para professores, educadores e coordenadores pedagógicos de escolas, projetos sociais e instituições culturais. O encontro oferece acesso às pesquisas, materiais pedagógicos e estratégias de visitação relacionados à mostra Van Gogh e seus contemporâneos - uma exposição imersiva. 

A atividade é presencial, gratuita, conta com intérprete de libras e garante certificação. Também serão partilhadas mais informações sobre visitação e agendamentos de grupos.

Os encontros acontecerão nos dias 6, 7 e 8 de abril às 10h e às 14h; a partir do dia 16 de abril, todos os sábados às 10h. Duração de 2h.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Agendamento de visitas para grupos 

 

As visitas mediadas agendadas para grupos têm duração de 1h, são ofertadas nos turnos da manhã e tarde e comportam no máximo 40 estudantes e 4 acompanhantes, no mínimo 20 estudantes e 2 acompanhantes. Os grupos percorrem a exposição e realizam uma vivência no espaço educativo. 

AGENDAMENTO ENCERRADO.

Espaço educativo 

O Espaço Educativo é um ambiente destinado ao encontro e ao acolhimento do público visitante, oferecendo diálogos e vivências artísticas relacionadas à vida e obra de Vincent Van Gogh e seus contemporâneos. 

Aberto de 10 às 18h, acesso sujeito à lotação do espaço. Acompanhe a programação, em breve no site. 

Conversas com Van Gogh

 

Para ampliar os diálogos com os temas da mostra, convidamos uma série de profissionais de arte, cultura e educação que compartilham seus saberes em encontros de sábados à tarde. Os encontros acontecerão nos dias 16 e 30 de abril; 7, 14, 21 e 28 de maio; e 4 de junho, sempre às 15h. Duração de 1h30. 

#1

Trânsitos culturais - Van Gogh e a escola 

Sábado, 16 de abril de 15h às 16h30. 

com Janine Magalhães e Pompea Tavares

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

As autoras do Almanaque educativo e Caderno do Professor Van Gogh e seus contemporâneos compartilham seu processo de investigação sobre as potências criativas e pedagógicas na vida e obra do pintor holandês. O encontro propõe um diálogo sobre processos de pesquisa, curadoria de conteúdo e organização de proposições criativas e participativas nos ambientes educacionais, a partir dos trânsitos culturais possíveis entre as escolas e os museus.    

20220217_163549.png

Janine Magalhães é arte educadora e artesã. Graduada em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e possui Especialização em Ensino de Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação do Colégio Pedro II. Foi educadora do Museu de Arte do Rio (2014-2017) e do Programa CCBB Educativo no Rio de Janeiro (2018-2021) pesquisando e desenvolvendo práticas artísticas e práticas educativas. Atualmente é  professora de Artes Visuais no Colégio Pedro II.

Pompea Tavares é educadora e mediadora cultural. Graduada em Pedagogia, Comunicação Social e Artes Plásticas, mestre em Artes na linha de pesquisa Processos de Formação, Mediação e Recepção (UEMG). Foi Coordenadora Pedagógica do Programa CCBB Educativo em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro (2018-2022) e atualmente coordena o Programa Educativo da exposição Van Gogh e seus contemporâneos na Casa França Brasil. Em suas pesquisas se dedica ao estudo da mediação cultural como ferramenta de educação nos contextos institucionais e sociais.

1645329927639.png

#2

Van Gogh e a saúde mental

leituras de imagem a partir de Karl Jaspers 

Sábado, 30 de abril de 15h às 17h. 

com Glória Thereza Chan

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A arte terapeuta apresenta a análise feita pelo psiquiatra e filósofo Karl Jaspers sobre a criação artística produzida pelo pintor holandês Vincent van Gogh. O encontro propõe trazer para o diálogo questões da saúde mental que permeiam a sociedade e como a arte pode despertar forças auto curativas da psique.   

gloria.png

Glória Thereza Chan é arte terapeuta pelo Sedes Sapientiae/SP e pedagoga no Museu de Imagens do Inconsciente/RJ desde 2003. Mestre em Artes Visuais (UFRJ) e Artista Plástica. Graduada em Comunicação Visual, Educação Artística e Pedagogia. Especialização em Aromaterapia, Auriculoterapia, Reiki, Shiatsu Emocional, TISE.

#3

Um outro olhar para a tecnologia,

Sábado, 14 de maio, de 15h às 17h. 

com Silvana Bahia

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Em um mundo onde tudo se torna cada vez mais digital, os processos que envolvem a tecnologia impactam cada vez mais a cultura, a nossa forma de trabalhar, nossos gostos, nossos afetos, nossas escolhas. Entender como as tecnologias funcionam e como elas nos afetam se torna fundamental, e mais ainda, como podemos usar a tecnologia para mitigar os efeitos da desigualdade. Nessa palestra, vamos entender como novos códigos podem ser escritos, pautando um futuro mais inclusivo, a partir do entendimento da não neutralidade das tecnologias e do estímulo ao protagonismo de pessoas diversas não apenas no consumo, mas na produção de novas tecnologias. 

SilBahia_porThaisMonteiro2.png

Silvana Bahia é codiretora executiva do Olabi, coordenadora da PretaLab - iniciativa de estímulo às mulheres negras nas tecnologias e inovação. Mestre em cultura e territorialidades pela UFF, pesquisadora associada do grupo de arte e Inteligência Artificial da USP e do grupo de pesquisa em Políticas e Economia da Informação e Comunicação da UFRJ. Considerada uma das 100 pessoas inovadores mais importantes do mundo pelo The Future Laboratory na Inglaterra. Em 2021 recebeu o prêmio Protagonista Brasil, País Digital concedido pelo Movimento Brasil, País Digital de reconhecer lideranças oriundas dos setores público e privado, assim como da sociedade civil, que se destacaram por sua atuação em projetos e ações de impacto social na área de tecnologia da informação em temas voltados à transformação digital e inclusiva do país.

#4

Um ou mais encontros possíveis com Van Gogh

Sábado, 31 de maio, de 15h às 17h. 

com Tânia Queiroz

INSCRIÇÕES PELO LINK: https://forms.gle/siqxAC5Bcguq7ErL8 

Considerando o impacto que determinadas mostras têm sobre os públicos, estimulando-os a visitá-las, a conversa propõe uma reflexão em torno da possível reverberação desses encontros com obras e artistas, nos diversos universos e interesses dos visitantes, objetivando agregar-lhes novos e outros sentidos.

tania_queiroz.png

Tânia Queiroz é Doutora e Mestre em Arte e Cultura Contemporâneas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora de Ensino, de 2007 a 2016, e professora, de 1992 a 2016, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, foi Coordenadora da Casa França Brasil - RJ de maio de 2016 a maio de 2017 e professora de Artes na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2020. Atualmente é diretora da Casa França Brasil-RJ e coordena a Escola sem Sítio, uma escola de ideias.

Serviço Educativo

Van Gogh e seus Contemporâneos - Exposição Imersiva

 

Visitação: 6 de abril a 5 de junho de 2002 

Agendamento: programaeducativovangogh@gmail.com

 

Casa França-Brasil 

Rua Visconde de Itaboraí 78, Centro, Rio de Janeiro

Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 18h 

Ingressos:

Terças e quartas: entrada gratuita. Quinta a domingo, R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia) e gratuidades previstas em lei 

O Programa Educativo Van Gogh compartilha materiais pedagógicos produzidos, imagens, referências e tudo mais que de alguma forma fez parte de nossos estudos e que pode ser útil aos docentes na construção de suas próprias curadorias pedagógicas. ACESSE AQUI ESSES MATERIAIS

1_automatica_cfb_vangogh_barra_logos_.png
  • Instagram